
Eletromagnetismo
Equipamentos e instalações voltadas ao ensino do eletromagnetismo que oferecem uma experiência lúdica e interativa para explorar conceitos como campos magnéticos, indução e correntes elétricas. Cada aparato permite que o público visualize e compreenda fenômenos eletromagnéticos de forma dinâmica, tornando o aprendizado mais envolvente e acessível.

Máquina de Wimshurst
Esta foi uma das primeiras máquinas a aproveitar os incipientes conhecimentos sobre a eletricidade ainda no século 19, e que até hoje fascina e diverte as pessoas.
Gerador de Van de Graaff
Este aparelho tem o nome de seu inventor, que o imaginou para a pesquisa atômica. Hoje é um grande divertimento, pelas faíscas que lança e pela sua capacidade de levantar os cabelos das pessoas que o tocam.
Condução humana
Este experimento prova que o corpo humano também pode conduzir a corrente elétrica, a energia literalmente passa por você para acender o LED.
Bobina de Tesla
Nicola Tesla foi um gênio da eletricidade. Criou este aparelho capaz de lançar enormes faíscas e acender lâmpadas fluorescentes à distância. Quem assistiu ao filme "Aprendiz de Feiticeiro" certamente já viu esse equipamento.
Pilha de Volta
A Pilha de Volta, inventada pelo italiano Alessandro Volta, foi o primeiro aparelho que conseguiu produzir eletricidade de forma contínua, "em corrente", já que antes só havia as faíscas elétricas.
Chispa ascendente
Este é um dos aparelhos que mais atraem o público pois solta uma faísca entre duas hastes de metal que sobe até desaparecer em suas pontas, e recomeça da base.
Bicicleta geradora de energia
Esta não é uma bicicleta comum: ela produz eletricidade. Basta pedalar e a força das suas pedaladas fazem girar um dínamo, que por sua vez produz eletricidade e acendem leds; tocam um rádio.
Réplica da Lâmpada de Edison
Esta é a réplica da invenção que iluminou o mundo: a lâmpada, inventada por Thomaz Edison, no século 19.